BIBLIOTECAS MUNDIAIS
Os Cuidados Com a Cultura - Preservação das Bibliotecas
Os governos precisam ter um extremo cuidado com as bibliotecas e usar duas linhas de preservação: a primeira linha é a da preservação do dado impresso que é dado mais seguro, se os originais não estão em boas condições de conservação, a cópia física deve existir e deve ter o mesmo valor da obra original, deve ser guardada; já na segunda linha de preservação entram as cópias digitais e toda as bibliotecas devem ter sua cópia física e digital ao mesmo tempo, sendo mais seguro ainda tendo além do original a cópia física de backup. Nunca que se confia apenas num único recurso de armazenamento. As cópias digitais são passíveis de sofrerem ataques eletrônicos e deixarem de existir. ´
A segurança da informação está bem nesse quesito: composição segura de bibliotecas. É o lugar apropriado para guardar tudo. Se um governo for muito responsável, pode até comprar um supercomputador para compor as bibliotecas ou criar ao menos uma super biblioteca que fique muito bem protegida. E backup quanto mais tiver melhor é. O cérebro humano funciona no mesmo esquema de backup, funciona por redundância de armazenamento para ficar fácil lembrar. E as bibliotecas devem seguir o mesmo padrão.
Essa biblioteca acima é a Biblioteca do Congresso Americano. É muito bonita. E os EUA já possuem mais de 170 milhões de itens sendo o maior acervo físico e digital do mundo.
Conclusão
Quem está confiando somente no acervo digital está errando e correndo perigo de cair no caos e quem está confiando somente nos acervos físicos também está errando gravemente. O acerto dessa situação é possuir os dois acervos em iguais condições e com suas respectivas cópias.
É negligência contra o conhecimento humano deixar as bibliotecas vulneráveis em investimento.

Comentários
Postar um comentário