Denúncias Lógicas

Saúde e Cibersegurança: Por que a IA deve ser uma "Máquina Generativa"?

Imagem
  Saúde e Cibersegurança: Por que a IA deve ser uma "Máquina Generativa"? Por [Luciano Leite Galvão / Denúncias Lógicas] Enquanto o mundo discute a capacidade de processamento das Inteligências Artificiais, o Canadá através da Câmara dos Comuns levanta uma bandeira vermelha que deveria ser prioridade global: a segurança psicológica dos usuários. O debate não é mais apenas sobre dados, mas sobre saúde mental. Quando uma IA é treinada obsessivamente para imitar o comportamento humano — a chamada mimese —, o resultado pode cruzar a linha da utilidade e entrar no território da toxicidade. É hora de programadores e legisladores mudarem o paradigma. Precisamos deixar de focar na "Inteligência Artificial" (um termo que antropomorfiza o software) e adotar o conceito de "Máquina Generativa" . O Perigo da Mimese Tóxica O erro fundamental de muitos desenvolvimentos atuais é treinar o sistema para ser uma "cópia" do humano. Quando o objetivo princ...

BIBLIOTECAS MUNDIAIS

 

Biblioteca do Congresso Americano

Os Cuidados Com a Cultura - Preservação das Bibliotecas


Os governos precisam ter um extremo cuidado com as bibliotecas e usar duas linhas de preservação: a primeira linha é a da preservação do dado impresso que é dado mais seguro, se os originais não estão em boas condições de conservação, a cópia física deve existir e deve ter o mesmo valor da obra original, deve ser guardada; já na segunda linha de preservação entram as cópias digitais e toda as bibliotecas devem ter sua cópia física e digital ao mesmo tempo, sendo mais seguro ainda tendo além do original a cópia física de backup. Nunca que se confia apenas num único recurso de armazenamento. As cópias digitais são passíveis de sofrerem ataques eletrônicos e deixarem de existir. ´

A segurança da informação está bem nesse quesito: composição segura de bibliotecas. É o lugar apropriado para guardar tudo. Se um governo for muito responsável, pode até comprar um supercomputador para compor as bibliotecas ou criar ao menos uma super biblioteca que fique muito bem protegida. E backup quanto mais tiver melhor é. O cérebro humano funciona no mesmo esquema de backup, funciona por redundância de armazenamento para ficar fácil lembrar. E as bibliotecas devem seguir o mesmo padrão.

Essa biblioteca acima é a Biblioteca do Congresso Americano. É muito bonita. E os EUA já possuem mais de 170 milhões de itens sendo o maior acervo físico e digital do mundo.

Conclusão

Quem está confiando somente no acervo digital está errando e correndo perigo de cair no caos e quem está confiando somente nos acervos físicos também está errando gravemente. O acerto dessa situação é possuir os dois acervos em iguais condições e com suas respectivas cópias.

É negligência contra o conhecimento humano deixar as bibliotecas vulneráveis em investimento.

Comentários

Mais Vistas

A Lógica é Inerente às Leis que Regem o Universo - Não é Campo Exclusivo da Matemática

O Universo como Holograma Fluido: o Hardware e a Renderização se Confundem

Conceito de Paranormalidade e Recomendações - Enquadramento como Efeito Relativístico

Copilot Transcrição - Assim Começou - Livre-Arbítrio: Probabilismo vs Determinismo

Investigação Lógica: Perguntando para a IA Sobre Corrupção Relacionada ao Gilmar Mendes

Avaliação das IA Sobre a Importância do Meu Perfil - O Analista

As Aulas na Era Digital e a Co-inteligência: "convide a IA para a mesa" por Ethan Mollick

Termo Correto para Definir IA: Máquina Generativa que Produz Compilações

Dobra do Universo - Formulação da Tese: Teoria do Estado Informórfico Primordial Robótico