A Selic no Plano Real

 


A Selic para o Brasil no Plano Real Sempre Foi Alta


A SELIC no Brasil nunca foi um taxa para estimular o consumo, no Brasil ela tem cunho de evitar a volta da hiperinflação. E o motivo é muito evidente: o Brasil não tem reservas e nem possui os números de empreendimentos milionários e bilionários suficientes para sustentar a sua quantidade de habitantes. Os números econômicos são precários e a maior parte da população vive de patrimônio de subsistência. Esse país não é um país forte em quantidade de marcas e de representatividade industrial significativa o suficiente para que sua produção seja capaz de tirar da Selic a responsabilidade sobre o controle da inflação. Isso só é possível quando a riqueza se torna abundante e fundamental para a própria nação e para outras nações, isso trava o poder da moeda com alto valor e cria um controle natural da inflação por produtividade. E essa política econômica é possível de ser acompanhada através do PIB, esse indicativo tem que ficar sempre acima de 5% e nunca abaixo disso, sendo que o ideal seria entorno dos 10% se a matemática da cadeia de obsolescência e substituições for bem afinada.

No começo do Plano Real, o crescimento do PIB foi de 5,67% e do PIB industrial foi de 7% acompanhado pelo PIB agropecuário de 7,6%. E foi exatamente no momento em que o crescimento do PIB despencou em 1997, foi que o Real começou a perder valor. A taxa Selic de 1994 era de 45% e em 1997 era de 38,92% em dezembro daquele ano. Isso mostra o quão somos dependente dos mecanismos ortodoxos.

Olhe o gráfico do PIB de JK até Bolsonaro:



A demonstração de maior poderio econômico do país sem os controles ortodoxos, que começaram em 1970 com a formação das reservas cambiais, foi por motivo do desenvolvimento industrial e das grandes obras públicas.

Veja a matéria deste link:


Observação: O Brasil tinha menos de 100 milhões de habitantes.

Depois desse período, e a partir de 1980, o Brasil ficou sem as grandes obras de infraestrutura e sem um desenvolvimento industrial significativo para a sua quantidade de habitantes. Não tinha mais o motor de impulso para guiar os seus habitantes. E o impulso deve existir sempre, basta olhar no gráfico para ver que com o crescimento do PIB os mecanismos de controle ortodoxos podem ser mínimos ou inexistentes. Veja que o início da aplicação de controles ortodoxos veio com a formação da reserva cambial em 1970. Foi o princípio de um movimento para garantir a estabilidade, e antes disso, o que estava segurando a economia com números altos eram os empréstimos, as grandes obras de infraestrutura e a industrialização. E tinha um motivo para que isso fosse suficiente e depois decaísse: a quantidade de habitantes saiu de 72 milhões de habitantes em 1960 e foi para 135 milhões em 1985. Só que os meios de produção não acompanharam o ritmo do crescimento populacional. Então aquilo que era solução no passado, já não serviu para o futuro 25 anos depois. Já era outra realidade populacional. 

* Em 2024 a quantidade de habitantes chegou em 212,6 milhões de pessoas. O crescimento do PIB em 2024 foi de 3,4% e praticamente a mesma reserva cambial de sempre foi pratica sem nunca aumentar significativamente, mesmo vendo o poder econômico se tornar insuficiente para a sua quantidade de habitantes, o Brasil não aumentou aquilo que garante a solvência, não aumentou a poupança.


O Grande Problema do Pêndulo Brasileiro


O problema econômico do Brasil, além de ser industrial ou de investimentos milionários e bilionários para sustentar o seu número de habitantes, também é de formação de poupança popular e governamental, que não é capaz nem de garantir solvência e nem serve para o propósito de enriquecimento. Os governos após a década de 80 ficaram num pêndulo onde hora favorecem a poupança ou os ativos e hora favorecem o crédito. E ficam presos nesse pêndulo porque não sabem formar poupança para aumentar riquezas, sem causar inflação e com a capacidade de tornar esse potencial de poupança em empresas, que é exatamente o que sustenta com dignidade a quantidade "x" de habitantes de um país.




A Selic Tem que Ser Alta


 Os controles ortodoxos existem justamente para fazer o papel daquilo que a industrialização e o crescimento do PIB não estão fazendo. Quando a população não está organizada, se torna imprescindível que o governo seja o agente organizado: ele deve investir na sua poupança aumentando a reserva de metais do câmbio para criar a condição de país confiável, precisa ter uma taxa selic alta para combater a inflação e as volatilidades do mercado, deve ter cuidado com as contas públicas para manter sempre o superávit e deve manter um ritmo significativo de obras de grande porte, que se tornem um eixo de direcionamento das demais atividades econômicas.

A taxa Selic só pode baixar quando o PIB demonstra sustentabilidade e alta constante. E como a economia do Brasil não é significativamente industrializada para ser uma representação global de seus produtos tecnológicos, ou seja, ninguém está usando um computador, celulares, caixas de som, HDs e outras tecnologias de marca brasileira, então até mesmo com um PIB superior a 5% e um baixo índice de desemprego, a taxa Selic deve permanecer alta. E tudo indica que o ZERO da taxa Selic para o Brasil varia entre 18% e 13%, a nossa taxa Selic não tem o mesmo ZERO dos EUA, porque não possui a mesma importância econômica, então mesmo que a economia do Brasil fique ótima, ainda sim, o Brasil não pode reduzir sua taxa Selic para números próximo de um zero real. O nosso zero selic é alto conforme a nossa importância global.

Essa realidade da Selic impulsionando consumo não é a nossa, porque a nossa economia ainda é rudimentar. É muito mais provável ser necessário fazer uso de uma taxa Selic de 45% do que dispor de uma taxa Selic de 3% ou menos. O Brasil não tem a riqueza que diz: "o povo tem uma poupança suficiente para criar indústrias". Se fosse essa a realidade, então a Selic poderia sim estar lá para baixo muito mais perto de um zero real. E teria essa condição por causa da poupança ser muito forte. 

Olha este dado: 

"Os EUA formaram 379 mil novos milionários em 2024." E está assim todo ano. Todo ano tem uma leva de novos milionários.


Você acha que um país como os EUA precisa ter uma taxa de juros básicos elevado? 

Os EUA tem "A Poupança" para formar ativos empresariais. É um país rico que ainda sim, faz uso de mecanismos ortodoxos, mecanismos que deveriam ser chamados de pilares e não de controles ortodoxos. E esses mecanismos de controle da economia são ferramentas de uso básico, que no grosso modo é dizer afirma que o governo age como balança naquilo que os empreendimentos faltam ou falham. O governo é um agente garantidor de infraestrutura complementar e de direção, e não um mero autor de leis. Não existe isso de colocar o governo no escanteio como autor de leis. É um pensamento utópico.

Veja esse questionamento:

A NASA foi o ponto de partida para o quê?

Resposta: 

EmpresaSegmento principalSede
BoeingAviação comercial, defesa, espaçoArlington, VA
Lockheed MartinDefesa, espaço, sistemas avançadosBethesda, MD
Northrop GrummanDefesa, aeroespacial, cibersegurançaFalls Church, VA
RTX Corporation (ex-Raytheon)Defesa, sensores, propulsão, espaçoArlington, VA
General DynamicsDefesa, aviação executiva (Gulfstream)Reston, VA
SpaceXLançamentos espaciais, satélites, foguetesHawthorne, CA
GE AerospaceMotores aeronáuticosEvendale, OH
Sierra Nevada CorporationEspaço, defesa, sistemas eletrônicosSparks, NV
Spirit AeroSystemsEstruturas aeronáuticasWichita, KS
Textron AviationAviação executiva (Cessna, Beechcraft)Wichita, KS
L3Harris TechnologiesComunicações, defesa, aeroespacialMelbourne, FL
Honeywell AerospaceAviónica, motores, sistemas de controlePhoenix, AZ
Blue OriginFoguetes, turismo espacialKent, WA
Aerojet RocketdynePropulsão espacialSacramento, CA
Ball AerospaceSatélites, sensores, defesa espacialBroomfield, CO

Estas 15 empresas movimentam mais de 17 mil segmentos de empresas fornecedoras.

Na produção de satélites existem 500 empresas ligadas diretamente com este setor específico e são mais de 20 mil empresas ligadas direta ou indiretamente na produção de satélites.

Como você acha que os EUA usa sua infraestrutura governamental? 

Você tem dúvida?


Nota: A Selic alta no Brasil, atraí dólares para investimento no Tesouro Direto. A Selic aumenta o número de investidores estrangeiros e torna o Brasil em porto seguro para investimentos estrangeiros para rendimento de longo prazo. E essa função da Selic faz um movimento de balança contra aquilo que falta no Brasil: que é justamente a criação de empresas milionárias e bilionárias. Ela atrai o que o Brasil não cria de forma significativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copilot Transcrição - Assim Começou - Livre-Arbítrio: Probabilismo vs Determinismo

Princípio e Postulado da Entidade como Ciência e não uma Premissa de um Framework

Gemini e o Luciano: Um Termo Para Esperança Maligna e Para a Esperança do Negacionista